Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

A frase “estou desempregado há muito tempo, e agora” já passou pela sua cabeça? A falta de trabalho tem tirado o seu sono e você não sabe o que fazer? Então, chegou o momento de descobrir como aproveitar esse período para se desenvolver e acertar na próxima vez em que for buscar por uma oportunidade de trabalho ou de finalmente realizar seu sonho de empreender. Produzimos este conteúdo repleto de dicas que poderão ajudar você no processo de transição, independentemente do tempo em que está sem exercer atividades remuneradas.

Para ser bem-sucedido, é preciso que você queira mudar a situação e se esforce para isso. É possível transformar o tempo de ócio em uma grande chance de aprimoramento, que poderá abrir muitas portas em sua jornada. Durante o processo, haverá muitas descobertas sobre o seu próprio potencial e também sobre qual é a melhor forma de usá-lo a seu favor. Coloque em prática as dicas que separamos para você e boa sorte!

desempregado-ha-muito-tempo-saiba-o-que-fazer

Reorganize as suas finanças

Uma demissão pode gerar não só instabilidade emocional, como também financeira. Para que a situação não se transforme em uma bola de neve e deixe sua conta bancária negativa, é imprescindível tomar alguns cuidados no período em que não estiver recebendo salário. A dica é organizar os gastos de forma racional e se preparar para recomeçar a trabalhar o mais breve possível.

Evite compras supérfluas, reduza os passeios caros e prefira programas caseiros a restaurantes. Gastos com lazer devem ser deixados um pouco de lado, pois o foco precisa estar totalmente direcionado para a busca da recolocação profissional. Ao fazer isso, você terá mais fôlego para continuar procurando pela oportunidade perfeita, sem desespero, e ainda estará fortalecido emocionalmente para enfrentar todos os desafios que surgirem em seu caminho.

Reveja os objetivos da sua carreira

Antes de embarcar em um novo desafio profissional, faça uma reflexão sobre as suas principais habilidades — competências nas quais você se destaca e pelas quais costuma receber elogios em sua área de atuação — e os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos. Pensar em toda a experiência acumulada ajudará você a continuar a busca de uma forma positiva e com a autoestima reforçada.

Nesse momento, aproveite para definir o que quer da sua carreira daqui para frente, traçando metas antes de investir em vagas que não tenham a sua cara. Talvez essa seja a hora de investir em seu próprio negócio e ampliar as chances de conseguir oportunidades atrativas e com salários mais altos.

desempregado-ha-muito-tempo-saiba-o-que-fazer

Faça networking

Networking é uma palavra-chave para quem está procurando emprego ou desejar iniciar seu próprio negócio. A prática consiste em firmar uma rede de contato profissional, cujo foco é a ajuda mútua. Com isso, você pode conseguir boas indicações de áreas e mercados de negócios para investir. Então, preserve o contato com a sua rede de relacionamentos, mostrando-se aberto para novas oportunidades.

Outra recomendação para ampliar a sua rede é frequentar eventos relacionados ao segmento de mercado que você tem interesse. Lá, estarão reunidas pessoas com interesses semelhantes aos seus e que, certamente, poderão ajudar você.

Fique atento às oportunidades

Após seguir todas as recomendações anteriores, é hora de ficar atento às oportunidades. Existem muitas oportunidades de negócios esperando por você. Use o tempo livre com sabedoria, dividindo o período entre aperfeiçoamento e busca pelo negócio ideal. Fazendo tudo isso, temos certeza de que em breve as coisas vão mudar e você poderá escrever uma história profissional de muito sucesso.

Tenha confiança em você e mude seu pensamento e seu discurso. Substitua o pensamento “estou desempregado há muito tempo e as coisas não dão certo” por “esse tempo foi essencial e agora estou preparado para encarar grandes responsabilidades”. Com essa crença positiva, certamente você conquistará seus objetivos e poderá realizar seu sonho de ser seu próprio chefe.

O que achou das nossas dicas? Você tem mais pontos a acrescentar ou gostaria de deixar sua opinião? Então, deixe seu comentário e compartilhe conosco suas ideias e experiências!