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As mudanças são sempre necessárias em qualquer contexto e situação. Seja na vida pessoal ou na profissional, temos que ter jogo de cintura para lidar com essas situações.

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sempre mudanças e abordar situações e formas de gerir de forma assertiva nesses momentos. Vamos ver?

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 O que é gestão de mudanças?

De forma mais objetiva, a gestão de mudanças na sua empresa é diretamente ligada a mudanças de projetos, atividades e até mesmo de produtos ou serviços relacionados a ela.

Sua equipe precisa ser preparada para essa troca de processos que pode ser através de ferramentas ou sistema operacional. Este tipo de gestão é essencial para manter a organização e planejamento.

A falta de gestão e o despreparo ou inexperiência dos colaboradores com novas situações podem gerar erros graves e muitas vezes incorrigíveis.

É preciso também ter ciência que as mudanças devem ser estudadas como formas de solução eficazes e que não comprometam o funcionamento atual das tarefas. Muitos gestores simplesmente fazem mudanças, mas não criam estratégias para amenizar o impacto daquela mudança no trabalho dos colaboradores.

 Treine seus colaboradores!

Um colaborador bem treinado e capacitado para novos desafios jamais será prejudicado com grandes mudanças. A empresa tem por obrigação compartilhar informações relacionadas ao trabalho dos seus colaboradores. Muitas vezes, uma simples informação sobre funcionamento de um software, por exemplo, pode evitar um problema maior.

Não exite em delegar obrigações mais complexas aos colaboradores, eles precisam ter a liberdade para resolver problemas, afinal, foi para isso que você os contratou. Tirar os funcionários de baixo das suas asas é uma tarefa muitas vezes difícil, mas necessária e o gestor deve ter coragem.

As pessoas precisam ser mais versáteis no meio corporativo, em muitos casos presenciamos situações onde a empresa sofre grandes prejuízos apenas por limitar conhecimento a um determinado colaborador. Evite que isso aconteça com você!

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Aplique os 3 níveis de mudança organizacional

 Lembre-se, todas essas etapas devem ser rigorosamente cumpridas para uma implementação de mudanças eficaz e produtiva.

1 Nível organizacional

Nessa primeira etapa, será identificada a necessidade de mudança e quais as decisões deverão ser tomadas para a otimização do processo.

Verificar o impacto financeiro dessa mudança é uma chave para uma alteração de sucesso no seu meio de trabalho interno. Avalie quanto você pode investir financeiramente nessa mudança e avalie a saúde financeira da empresa antes de qualquer atitude.

 2 Nível individual

Comunique de forma clara e individual a mudança e faça uma abordagem diferente dos ganhos para cada um dos colaboradores de acordo com as suas funções.

Abordando primeiro cada um, você consegue sentir de forma mais clara como deve aplicar a mudança a cada setor ou núcleo.

As funções de cada colaborador devem estar ligadas a mudança e deve ser passada de forma pontual.

3 Nível de competência

Esse nível está diretamente ligado à experiência e treinamento que você disponibilizou para o colaborador. Uma excelente estratégia é inserir ao dia a dia dos colaboradores, tarefas mais complexas relacionadas a mudança antes mesmo do comunicado.

Assim, você ganha mais engajamento no trabalho, já que ele vem realizando aquela atividade há um certo tempo e não vai causar tanta estranheza assim. Quando você comunica uma mudança e joga um treinamento completo de atividades desconhecidas, as pessoas tendem a ficar mais confusas e isso pode prejudicar a implementação eficaz dessa mudança.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a importância de administrar mudanças na sua empresa, continue com a gente e saiba mais sobre como motivar os vendedores da sua empresa. Que tal? E se tiver alguma dúvida ou comentário, fala pra gente!

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