Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

O tempo sempre foi essencial para o sucesso de qualquer atividade, por isso, separamos esse post com algumas dicas importantes para gerenciar e otimizar o seu tempo e o tempo da sua empresa.

A gente sabe o quanto é difícil administrar tantas coisas ao mesmo tempo. Além de todas as atividades da empresa, sempre sobram demandas e falta tempo. Esse não é um desafio fácil, mas também não é difícil de ser controlado, pois com planejamento e muita paciência, você vai conseguir conciliar tempo e demandas. Quer saber como? Continue a leitura!

como-gerir-o-tempo-em-pequenas-empresas-técnicas-e-ferramentas-blog-acqio

Importância da gestão do tempo em pequenas empresas

Quando você se convence que é preciso parar, planejar e organizar o seu tempo para otimizar suas atividades, uma janela se abre e tudo começa a ficar fácil. Se você exerce um cargo de liderança, é preciso entender que sua postura está sendo copiada pelos liderados, e caso você não tenha uma boa relação com o tempo, toda a equipe será afetada pela má gestão.

Quando a empresa otimiza o tempo, as atividades são executadas de maneira mais rápida e a qualidade do trabalho é nitidamente evoluída.

Maus hábitos e posturas antigas relacionadas ao tempo devem ser deletadas. É extremamente importante que a cultura antiga e as técnicas de trabalho sejam substituídas pela nova forma de trabalho.

Separe todos os processos da sua empresa em uma planilha, depois faça um mapeamento de quanto tempo você gasta atualmente para desenvolver cada processo. Esse é um método que exigirá paciência, e provavelmente você terá que tirar ao menos um dia de trabalho para se dedicar a esse mapeamento. Mas, acredite, dá certo!

O ideal é que você tenha ao menos 30% do tempo de funcionamento livre para eventuais problemas ou para aproveitamento de treinamento de funcionários ou atividades de endomarketing com os seus colaboradores. Se a sua empresa trabalha no limite do tempo, ela está com sérios problemas de gestão do tempo e que devem ser urgentemente corrigidos. Fique atento!

como-gerir-o-tempo-em-pequenas-empresas-técnicas-e-ferramentas-blog-acqio

Atenção! O trabalho requer foco e concentração

Deixe as distrações lá fora. É claro que não queremos que você seja um robô apático, mas também não queremos ouvir os problemas pessoais de ninguém no trabalho e nem ouvir lamentações da vida, portanto, elimine as distrações, pois elas são um sério risco a gestão do tempo da sua empresa.

Lembra dos 30% livre? Deixe para usar esse tempo com as atividades de relaxamento e até de vivência entre a equipe, esse sim é o momento oportuno para trocar experiências e dar até aquela olhada nas redes sociais!

Quando o líder planeja a rotina geral da empresa, essa rotina se transforma em uma cultura refletida por todos os colaboradores.

|A raiz dos problemas em equipe não é gerenciar o tempo, mas gerenciar a atenção.

Maura Thomas, especialista em produtividade.

Ferramentas de gestão de tempo

Depois de entender como gerir o tempo de forma eficaz, agora você precisa conhecer algumas ferramentas que vão te auxiliar nessa tarefa.

Trello

Essa ferramenta está disponível para uso gratuito, com algumas limitações e na forma premium para uso de todas as funções. É possível utilizar a versão gratuita para muitas tarefas.

O Trello permite que você organize suas atividades em um painel e crie quadros para cada atividade e dentro dessas atividades. Você pode incluir suas demandas, incluir prazos para conclusão de cada uma delas e também ter o controle de quem está realizando aquela demanda em tempo real, desde que a pessoa seja adicionada ao quadro.

Também é possível incluir arquivos, vídeos, GIFS e comentários, e você acompanha tudo de onde estiver. Basta acessar sua conta de qualquer dispositivo.

G Suite

Essa plataforma disponibilizada pelo Google, permite que você contrate um pacote empresarial com todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa na forma premium digamos assim, como Gmail, Agenda e Drive.

Você tem a possibilidade de incluir arquivos de forma segura e delegar tarefas ao mesmo tempo que acompanha a realização das mesmas de onde estiver.

Asana

A ferramenta possibilita que você crie quadros através de painéis de organização similares ao Trello. O diferencial é que além de aplicar prioridades para cada atividade, você visualiza todas as demandas direto no calendário, proporcionando mais organização e controle das atividades

Técnica de Gestão do tempo

A técnica mais conhecida de gestão do tempo é a Pomodoro, uma técnica criada nos anos 80, pelo italiano Francisco Cirillo. A Pomodoro funciona da seguinte forma:

  • Crie ciclos de trabalho e separe todas as demandas em ciclos com o cronômetro marcado em 25 minutos sem intervalos;
  • Após os 25 minutos, descanse 5. Cada Pomodoro equivale à 25 minutos e 5 de intervalo, após completar um ciclo de quatro Pomodoros descanse por 15 ou 20 minutos;
  • Recomece o ciclo de Pomodoros até concluir sua atividade.

Agora que você já conhece algumas técnicas e ferramentas de gestão do tempo, basta colocar em prática tudo que a gente mostrou no nosso post.

CTA-Como-se-tornar-um-empreendedor-de-impacto-Acqio