Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Se você pensa em realizar o grande sonho de ter o próprio negócio, mas ainda está com dúvidas e medo desse novo desafio. Essas dicas são para você!

Separamos algumas situações onde você pode encontrar a saída para o medo do novo e as respostas para as dúvidas que ainda pairam sobre sua cabeça. Vamos ver?

Franquias-5-dicas-para-iniciantes-Acqio01

1 Segmento

É fundamental que você pesquise e mergulhe fundo na escolha certa do segmento. Não adianta investir o seu dinheiro em um negócio que você não tem nenhum conhecimento prévio.

A escolha do segmento pode ser feita através de experiências que você já presenciou por amigos e familiares, ou pode ser feita por experiências que o mercado demonstra para você através do sucesso de outros franqueados.

Invista em um negócio que garanta um retorno direto ao seu esforço. Franquias que prometem muito, sem grandes esforços tem o seu sucesso duvidoso.

O segmento também pode ser demonstrado pelo mercado, através da necessidade de um grupo de pessoas ou até mesmo da comunidade em geral.

I A escolha do segmento é o primeiro passo para o sucesso ou para o fracasso.

2 Fundo de reserva

O investimento inicial para o negócio é apenas a porta de entrada. Você precisa ter uma reserva financeira para a despesas que podem surgir. O ideal é guardar 50% proporcional ao que foi investido.

Uma das características fundamentais na escolha da franquia é saber em quanto tempo, em média, aquele negócio gera retorno. Com base nesses dados, você pode realizar seu planejamento financeiro.

I Esteja preparado para o começo. Sua empresa precisa ter fundos para das os primeiros passos.

Franquias-5-dicas-para-iniciantes-Acqio

3 Força da franquia

Quando se trata de força, muitos critérios devem ser observados, como: o tempo que a franquia atua, o crescimento do negócio e a adesão ao negócio por parte de outros franqueados.

Um critério importante que deve ser observado é se a franquia está associada a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Este é o Órgão regulamentador e fiscalizador do setor.

4 Contrato

A gente nem precisa falar que você deve ler rigorosamente o contrato de adesão à franquia, certo? Este é um momento importante para o negócio e nada pode passar despercebido por você.

Se achar necessário, peça ajuda de um Advogado para tirar qualquer dúvida sobre as cláusulas e sobre as suas obrigações e direitos. Cuidado com negócios muito fáceis, como já falamos, nada é fácil e o seu sucesso depende diretamente do seu esforço e trabalho.

5 Padrão da marca

Quando você escolhe determinado produto no supermercado, por exemplo, percebe que o mesmo está ligado a uma marca, cor, o design, abordagem, forma de atendimento e toda uma estrutura que existe por trás.

Quando se fala de franquia, essa observação é exatamente a mesma. Ao escolher uma franquia para investir, faça uma análise ainda mais crítica. Observe a política de trabalho que a empresa prega e a missão da marca, e veja se identifica com o padrão adotado pela marca.

A partir do momento que se tornar franqueado de uma determinada empresa, passará também a representá-la. Certamente você se sentirá mais seguro se a marca transmitir uma imagem de confiança e qualidade aos clientes, não é verdade?

I A primeira impressão da marca é a que fica.

Depois dessas dicas importantes, você está pronto para investir? Conheça o negócio que está mudando a vida de centenas de brasileiros.