Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

O conceito de franchising ou franquia é bem simples! Em linhas gerais, uma empresa “vende” seu modelo de negócios e licencia sua marca para um franqueado que poderá replicar em seu próprio negócio, com a segurança de estar investindo em um modelo testado e com benefícios como suporte contínuo para o desenvolvimento, força da marca, poder de negociação e compartilhamento de conhecimentos.

Um formato que vem ganhando força no Franchising brasileiro e é uma boa opção para quem deseja ter uma franquia, mas não possui um investimento muito alto é a Microfranquia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Microfranquias no país registrou crescimento de 45% em três anos. Levando em consideração dados de todo o setor de franquias no Brasil, houve crescimento de 8% no faturamento no primeiro semestre de 2017 (R$ 74,4 bilhões) em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 68,8 bilhões).

Quer saber se está preparado para investir em uma franquia? Este post é para você!

Como-saber-se-estou-preparado-para-abrir-uma-franquia

Saber lidar com pessoas

O mundo é composto por seres humanos com crenças, valores e experiências diversas. Existem indivíduos extrovertidos, calmos, atentos, alegres, tímidos, agressivos, entre as inúmeras personalidades com as quais iremos lidar ao administrar um negócio. Portanto, ter empatia, levar as pessoas a sério, ser humilde e respeitoso será imprescindível para ser bem-sucedido em sua franquia.

Ter afinidade com o negócio

Se você pensa em abrir uma franquia, precisa fazer algumas perguntas a si mesmo: Tenho afinidade com esse negócio? Quero aprender mais sobre este mercado? Tenho alguma experiência que posso agregar?

Estou preparado para me reportar à matriz e seguir regras pré-estabelecidas pela marca?  Estou disposto a conquistar clientes e conduzir colaboradores para que se sintam parte do negócio? Se você respondeu sim para todas, siga em frente e realize o sonho de empreender.

Mas tenha em mente que para que seu negócio prospere, precisará seguir o modelo proposto, orientações e regras da franqueadora. Você precisará estar pronto para assumir responsabilidades como prospectar novos clientes, realizar atendimento presencial, analisar necessidades, realizar treinamentos e atuar como um consultor da marca.

Dispor de tempo para dedicar-se

Você precisará ter disposição para estar presente durante a maior parte do tempo dentro do seu negócio. Tempo é a questão fundamental para quem quer empreender. Somente com dedicação, empenho e vontade você conseguirá ver seu negócio prosperar e chegará a faturar mais que o esperado. Conheça a trajetória do Rafa e entenda como ele conquistou tudo isso:

https://www.youtube.com/watch?v=lmcts9FPRZo

Lembre-se que ter perfil empreendedor é imprescindível! E agora, aproveite para saber um pouco mais sobre a Acqio, a primeira franquia de solução de pagamentos eletrônicos. É um modelo de franquia em que você poderá administrar seu negócio a partir de casa. Acesse nosso site!