Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Existe um perfil de franquia ideal para a sua personalidade? Algumas características podem sinalizar o melhor caminho para começar um negócio. 

Perfil de franquia

O cenário para as franquias brasileiras é favorável. No 2º semestre de 2017, o setor faturou R$ 37,56 bilhões. Um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2016.

Com números promissores, muitas pessoas sonham em ter seu negócio próprio através de uma franquia. Além de “prontas”, são investimentos mais seguros. Afinal, já estão no mercado, absorvendo o público que demanda seu produto/serviço.

Apesar de favorável, os números não devem ser o único elemento avaliado ao abrir um negócio. O perfil  de franquia e a personalidade do empreendedor, por exemplo, são fatores que não podem deixar de ser considerados. Não adianta, por exemplo, investir em uma franquia de hambúrguer se você é vegetariano.

Para não errar no investimento, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender qual o seu perfil de franquia baseado na sua personalidade. Confira:

1 – Aposte no seu gosto, mas fuja do modismo

Alguns negócios estão na moda. E isso pode te atrair para uma armadilha. Não é porque abre-se uma cafeteria na sua cidade todo mês que você deve abrir uma também. Pergunte-se que tipo de negócio faz sentido para você. É de vital importância que você tenha afinidades com o negócio que pretende investir. Quem quer abrir uma franquia de hotel, por exemplo, precisa gostar e ter experiência em viagens e hospitalidade. Parece algo sem importância, mas esse exercício elimina grandes chances de erro no seu investimento.

2 – Entenda as habilidades necessárias para o negócio almejado

Além de ter afinidade com o setor a ser investido, é preciso validar se as habilidades exigidas naquele mercado são compatíveis com o seu perfil. Uma franquia de alimentação, por exemplo, exige um perfil de liderança e comprometimento full-time. O negócio não vai andar sem o dono. Então não adianta investir se não há tempo e dedicação total.

Ao avaliar um negócio, faça as seguintes perguntas: eu gosto de liderar? Eu sei lidar com pessoas? Eu sei gerir processos (funcionários, estoque, fornecedores)? A partir dessas respostas, você afunila suas opções e fica mais próximo de ser um empreendedor de sucesso.

3 – Avalie o modelo de negócio da franquia

Você já tem noção do que gosta e das suas habilidades para gerir determinado negócio. O que falta? Estudar a franquia desejada. É imprescindível que você entenda bem a proposta da franquia antes de fechar negócio. Responda às seguintes questões:

  • O que ela exige de mim?
  • Posso gerenciar o negócio sozinho ou preciso de funcionários?
  • Quais as metas que terei de alcançar?
  • Qual o valor aplicado e o prazo de retorno?
  • O quanto vai exigir do meu tempo?
  • A franquia me oferece treinamentos?
  • Qual a margem de rentabilidade?

A respostas dessas questões, somadas às inclinações do seu perfil empreendedor, te darão uma diretriz para o seu novo negócio. Analise com cuidado e esteja determinado, isto te levará ao sucesso.

____________

Já conhece a Acqio Franchising? Um modelo inovador de franquias para quem busca independência financeira e autonomia. Seu negócio próprio sem funcionários, sem estoques, com baixo investimento e retorno a curto prazo. Quer saber mais? Clique aqui e comece a empreender!