Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Aprender a empreender com as histórias de quem já trilhou esse caminho e chegou ao sucesso ajuda bastante, concorda? Então leia nosso artigo e se inspire para começar a empreender!

 

O mercado anda competitivo. Empresas estão brigando por clientes e ideias o tempo todo. E, em meio aos leões, você quer empreender, ter seu negócio próprio e agarrar a oportunidade mais pertinente que aparecer. Parece um risco, mas isso faz de você um visionário, coisa de quem tem o perfil de empreendedor  ideal para chegar lá.  

O que falta? Antes de qualquer investimento é preciso estar munido de conhecimento. Estudar o mercado, público alvo, concorrentes. Algumas leituras são quase que obrigatórias para quem pensa em ser dono do próprio negócio.

Por isso, se você vai começar a empreender, precisa conhecer histórias de grandes mestres dos negócios para se inspirar e, principalmente, para aprender muito com cada lição de vida. Então acompanhe as dicas de livros que separamos neste post para lhe ajudar no início de sua jornada empreendedora. Confira:

A arte do começo, de Guy Kawasaki

Já ouviu falar sobre Guy Kawasaki? Se ainda não conhece a história desse empresário norte-americano, saiba que é bastante inspiradora. Ele é um empreendedor serial bastante popular no Vale do Silício. É referência em temas como negócios e inovação.

Fundador de uma empresa de capital de risco para investimentos em alta tecnologia, a Garage Technology Ventures, Kawasaki compartilha nesta obra regras valiosas para quem quer começar a empreender do tipo: como criar um plano de negócio; a melhor maneira de apresentar ideias; os segredos da busca por capital; porque criar cultura interna; e posicionamento de marca e criação. Uma linguagem clara, para uma leitura rápida e cheia de insights.

começar a empreender

Guia essencial para novos empreendedores, do SEBRAE/MG

Se o seu objetivo é encontrar uma grande oportunidade de negócio que lhe possibilite desenvolver seus interesses e criar seus próprios valores, este guia é para você. Ele faz parte de uma série de quatro livros organizados pelo Sebrae de Minas Gerais intitulada “Guia essencial para novos empreendedores”.

Disponível gratuitamente no site no Sebrae, o e-book traz exemplos e exercícios práticos para facilitar a aprendizagem. A linguagem é didática e ao mesmo tempo descontraída, trazendo referências do universo pop.

Empreendedores Extraordinários, de John A. Byrne

FedEx, Starbucks e Netflix. Essas são algumas das 25 histórias que você irá conhecer neste livro. Por meio de entrevistas, os empreendedores narram suas trajetórias, promovendo inesquecíveis reflexões e deixando valiosos conselhos baseados em suas experiências. Sem dúvida uma das mais inspiradoras obras para quem está pensando em iniciar seu próprio negócio.

Com todas essas dicas, já deu para ter uma pequena noção do que é necessário para começar a empreender, não é verdade? E se ainda tem algum receio, baixe nosso e-book e sinta-se encorajado a dar o primeiro passo!