Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre empreendedorismo e franquia:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Empreender e ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Mas será que você tem o perfil de empreendedor?

Qual o seu perfil de empreendedor? Quais as características comuns os empreendedores de sucesso têm? Está pensando em assumir a própria gestão da carreira? Ou necessita de uma nova fonte de renda após uma demissão? Os motivos para apostar em um negócio próprio são muitos: mudar a qualidade de vida, não ter chefe, melhorar o salário, ter mais liberdade e autonomia.

A vocação do brasileiro para empreender sempre foi notória. A dinâmica do mercado nacional exige isso. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2016 (realizada pelo Sebrae e IBQP), “ter seu próprio negócio” está em 4º lugar na lista de sonhos do brasileiros. Empreender é realmente uma das prioridades da maioria das pessoas deste país. Importante notar que, de acordo com esse mesmo estudo, 56% dos empreendedores iniciais são motivados por oportunidades do mercado. No entanto, com o atual cenário econômico, boa parcela dos novos empreendedores vislumbram buscar um caminho para a falta de emprego e vêem a abertura de uma nova empresa como a estratégia ideal para se inserir novamente no mercado.

Porém, ter alguns desses motivos não são insumos suficientes para começar a empreender. O perfil de empreendedor pode estar no DNA, mas também pode ser desenvolvido. Confira algumas características comuns de quem empreende e veja se você se identifica:

  1. Iniciativa. Todo bom empreendedor não espera uma oportunidade bater à porta. Os bons as procuram. Os melhores as criam!
  2. Visão. Quem empreende geralmente enxerga longe. É a partir daí que se fazem as apostas em um negócio. É preciso um olhar analítico para entender o cenário no qual se quer investir e enxergar o sucesso ou fracasso do projeto.
  3. Coragem. Muitos dos que sonham em empreender estão sempre adiando por medo de falhar. Uma pessoa que quer empreender tem que ter coragem para arriscar ou o negócio nunca acontecerá.
  4. Liderança. A liderança não diz respeito somente à iniciativa para o trabalho, mas também à proatividade em delegar funções, gerenciar processos e inspirar as outras pessoas a seguir os seus sonhos.
  5. Foco e decisão. Se você analisar, os melhores empreendedores sabem onde querem chegar e o caminho até lá. É preciso ter tudo bem traçado, manter a objetividade e tomar as decisões na hora certa.
  6. Organização e direção. Traçar metas, ter um plano de negócios, aplicar conceitos de administração e gestão de pessoas. Para lidar com todos os processos de um negócio é preciso uma organização direcionada.
  7. Resiliência. Por fim, a capacidade de persistir diante de situações adversas é uma das características de maior destaque em um empreendedor. É preciso ficar atento para mudar estratégias quando as coisas não saem como planejado.

Se identificou? O caminho de quem empreende não é fácil, nem curto. Porém, com persistência, inovação e criatividade é possível chegar longe. Quer começar a empreender agora? Conheça a Acqio Franquias e mude sua vida! Confira também outros conteúdos exclusivos no nosso blog!