Investir em uma franquia famosa pode não ser uma boa ideia

Antes de correr atrás de uma franquia famosa, é importante pesquisar e avaliar as menores

Investir em uma franquia famosa é o sonho de muito empreendedor. À primeira vista, pode parecer que apostar nas franquias maiores é a melhor estratégia, mas é preciso repensar e avaliar outras opções menores e mais baratas que têm potencial para ser um negócio lucrativo.

Levando em consideração alguns atributos, uma franquia menor pode dar mais retorno que outras maiores. Se ela está funcionando e se mostra promissora, significa que tem público, demanda e, claro, qualidade.

Se você está pensando em investir em uma marca de terceiros, antes de correr para as marcas mais famosas, estude o seu mercado local e identifique as pequenas e microfranquias que sinalizam sucesso a médio e curto prazo.

Existem alguns aspectos a serem analisados antes de tomar uma decisão. São eles:

  1. Observe os números. Toda empresa que se propõe ao modelo de negócio de franquias apresenta números maravilhosos que exaltam a qualidade e sucesso de seu produto/serviço. É importante checar isso para não cair em uma furada.
  2. Estude a formatação. Nova ou já famosa, analise se a COF (Circular de Oferta da Franquia) está bem formatada para o negócio que você está prospectando.
  3. Analise a operação. produção, atendimento, suporte, tudo. Veja como funciona cada setor da franquia que você quer comprar, observe o feedback do cliente final para ter certeza que é um investimento certo.

Ter uma franquia famosa tem suas vantagens, principalmente se ela já for consolidada no mercado. Mas é importante uma avaliação minuciosa para evitar dores de cabeça. Pense na competição, custos, mercado saturado. Tudo isso deve ser levado em conta antes de tomar uma decisão.

Quer mais dicas para ajudar na formatação do seu novo negócio? Confira nosso e-book com 5 mandamentos para quem quer abrir uma franquia. É gratuito. É seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *