Franquias brasileiras: 5 tendências para investir ainda este ano

Franquias brasileiras

Mesmo que a passos lentos, o primeiro semestre de 2017 trouxe sinais de recuperação para a economia brasileira, que enfrenta uma das piores crises dos últimos anos. Apesar da desvalorização do real, da alta inflação e taxa de desemprego, há setores que demonstram potencial para investir e rentabilizar. São franquias brasileiras que entenderam o novo perfil do consumidor e estão fazendo sucesso ao abraçar os seus anseios. Mais que uma simples compra, o novo consumidor busca por propósito, experiência e relacionamento.

Se você está pensando em investir em uma franquia, temos algumas tendências fortes para o mercado nos próximos anos, segundo levantamento da Revista Exame:

1 – Franquias brasileiras de serviços:

Nos últimos anos tem crescido o número de franquias no setor de serviços e essa tendência deve continuar nos próximos anos. “Essa é a grande tendência. Negócios do setor de serviços e muita coisa home-based”, afirma Altino Cristofoletti, da ABF. “Setores como manutenção, diarista, contabilidade e meios de pagamento são alguns exemplo em que o franqueado tem o papel de microempresário”, completa Melitha. As franquias e microfranquias que ofertam mais autonomia ao investidor são mais vantajosas, já que, a princípio, não é preciso largar um emprego seguro para investir e é possível manter total controle sobre as operações.

2 – Franquias brasileiras para terceira idade:

Outra tendência que parece ter vindo para ficar é a de serviços voltados para a terceira idade. A população brasileira está envelhecendo e os “novos” idosos têm buscado cada vez mais qualidade de vida. “Os negócios para essa população vão crescer muito. E um nicho que tem bastante potencial é o daqueles que buscam unir saúde com algo mais prazeroso, como pilates ou yoga para idosos”, afirma a Claudia. Igualmente consumidores, os idosos de hoje querem ir além de uma simples atividade física, eles querem imersão, experiência e realização. Um modelo de negócios voltado para este público tem grande chance de sucesso se entender a necessidade dos seus clientes.

3 – Franquias brasileiras voltadas para beleza:

Sem surpresas, o mercado voltado para a beleza é um dos maiores dentro do franchising. Por isso, pode ser uma boa apostar nele nos próximos anos. “É um setor que vem se desenvolvendo mesmo na crise. Talvez não com o mesmo desempenho que tinha antes. Mas, tem mantido resultados interessantes”, afirma o vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising, Alexandre Guerra. Dentro deste segmento, uma possível tendência é a dos negócios focados no público masculino. “Esse é um setor que sempre foi muito voltado para as mulheres, então talvez o foco nos homens seja uma oportunidade maior. Temos visto surgirem as barbearias retrôs, por exemplo”, aponta.

4 – Franquias brasileiras de academias:

Você também já deve ter visto por aí novas academias – mais enxutas e mais baratas. Pois essa também pode ser uma tendência interessante, principalmente com o verão batendo na porta. “São academias menores, mais acessíveis e que permitem ao aluno usar os meios digitais para marcar aula, por exemplo”, afirma Melitha Prado, advogada especializada em franquias. “Ninguém mais quer ter aquele compromisso de mensalidade com a academia, as pessoas querem ir na hora que puderem. Então esse modelo de negócio atende a essa demanda de um público mais jovem”, completa.

5 – Franquias brasileiras de Alimentação saudável:

Essa é uma tendência que definitivamente veio para ficar! A onda dos alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose tem crescido exponencialmente, inclusive os negócios voltados para animais, afirma Claudia Bittencourt, Diretora Geral do Grupo BITTENCOUR. “Hoje existe uma infinidade de negócios nesse ramo e alguns como franquia. Também começaram a surgir agora empreendimentos voltados para cachorros com restrição alimentar. É um setor que ainda deve crescer muito”, completa.

Franquias brasileiras

O mercado de pagamentos, inclusive, tem demonstrado sua força no mercado financeiro. Só no primeiro trimestre deste ano, o volume movimentado nas compras com cartões de débito e crédito somou R$ 285 bilhões. Portanto, com eficiência, controle e inovação, o mercado de pagamentos é uma opção de investimento garantido. E a Acqio é a única franquia neste setor tão promissor.

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1 comentário


  1. Comecei à ler o artigo é estou gostando muito..Sempre fui atraído pelas áreas financeira e vendas. Estou buscando conhecimento pra não errar no alvo.

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